quinta-feira, 5 de junho de 2014

“DIONÍSIO e NEYMAR VÃO AO CIRCO” UMA HISTÓRIA DE VIOLÊNCIA E DIVERSÃO NO PALCO DAS ILUSÕES


            A nação brasileira está preparando-se para sediar uma das mais importantes celebrações mundiais do esporte, a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
Preparativos vêm sendo executados, noticiados e acompanhados pelo povo com grandes expectativas, atenção e, ao mesmo tempo, preocupação, pois os investimentos necessários implicam verbas tão volumosas que, em muitas regiões do país, se empregados em ações na área da educação e da saúde melhorariam em muito as condições de vida das pessoas.
Nesse misto de contentamento e preocupação nos parece necessário pensar sobre esse evento e pensá-lo em sua complexidade, não permitindo que alguns aspectos fiquem velados pela falta de investigação, da reflexão crítica. Queremos pensá-lo para desenvolvermos uma compreensão abrangente do que ele significa e para nos tornarmos capazes da proposição de ações transformadoras da nossa realidade.
O projeto “DIONÍSIO e NEYMAR VÃO AO CIRCO” UMA HISTÓRIA DE VIOLÊNCIA E DIVERSÃO NO PALCO DAS ILUSÕES tem por objetivo promover a reflexão crítica sobre a realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, em uma abordagem filosófica, na intenção de ampliar a compreensão da comunidade educativa das dimensões sociais, políticas, econômicas, éticas e epistemológicas desse evento, permitindo a elaboração de um posicionamento consciente e crítico diante do mesmo.
          A Copa do Mundo da FIFA que acontecerá no Brasil em 2014 envolve a todos os brasileiros causando comoção nacional, promovendo ações políticas, econômicas e sociais que evocam a necessidade de um posicionamento crítico-reflexivo para que nossas ações não sejam conduzidas por visões ideológicas inconsistentes e enganosas e para que possamos nos posicionar, de forma consciente, sobre o evento e as dimensões que engloba.
É igualmente necessário que nossos estudantes e, de modo mais amplo, a sociedade, reflitam sobre as atividades esportivas nas várias modalidades e que repensem os valores e conceitos cognitivos implícitos nessas práticas. Esse exercício do filosofar contribuirá para uma formação emancipadora e integral.
Embora a ideia de trabalhar a Copa como tema transversal seja positiva, é necessário tratar o assunto de forma crítica e não apenas enaltecer o futebol. O papel da escola de formar pessoas com capacidade de análise não pode ficar de lado. É fundamental que sejam tratados em sala os custos financeiros e sociais de uma Copa do Mundo no Brasil, ver o que isso representa para o país e dar ao aluno capacidade de avaliar o que é divulgado a respeito na mídia.
Os jovens não são meros espectadores deste momento social e econômico que está sendo gerado pela Copa do Mundo, muito pelo contrário, eles são parte integrante, e estão vivenciando este momento, portanto, podem e devem entender e posicionar-se com relação ao presente e o futuro de seu país. A copa poderá trazer muitos avanços para o Brasil, porém os problemas vão muito além dos atrasos nas obras dos estádios.  O objetivo desta aula, é construir junto com o aluno uma percepção crítica sobre a Copa de 2014 no Brasil.
O evento será nos dias 09 e 10 de junho com início programado para as 9 horas e vai envolver alunos do ensino fundamental e médio. No dia 09 será feita a abertura da Copa do Mundo FIFA 2014, com a apresentaçãoi das equipes, suas bandeiras e uniformes, os grupos e o calendário de jogos. Apresentações de musicas e danças ligadas ao tema darão início ao projeto. Os alunos do Ensino Médio apresentarão trabalhos pautados nos seguintes temas:
1. Copa, nacionalismo e problemas sociais.
2.Ufanismo X legado da Copa.
3.Questões políticas: ano da Copa – eleições – perigos do efeito “pão e circo” para a democracia.
4.Expressão e ação em sociedade como exercício político democrático – manifestações e atos públicos.
5.Compreensão das diversas dimensões envolvidas na promoção da Copa.
           
Vemos este projeto como uma forma de proporcionar uma visão mais holística da realização deste evento no país, indo além das arquibancadas e transmissões de TV, promovendo uma concepção política e social a Copa, sua força política e seu legado.
            A Escola Dolor Ferreira de Andrade abre este convite para que você possa prestigiar nosso evento e todo o esforço de nossos alunos no planejamento, pesquisa, produção e execução deste projeto.

Mais informações

Dilan Hugo – Coordenador
99537775

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