sexta-feira, 11 de maio de 2012

Parlamento Jovem 2012 - Eleições



Aconteceu no dia 19 de abril nos períodos Matutino e Noturno a votação para eleição do Representante da Escola no Parlamento Jovem. O Projeto Parlamento Jovem é realizado pela Assembleia Legislativa, através da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral. 

O pleito eleitoral seguiu as normas de uma eleição comum, com urnas eletrônicas, comissão eleitoral, seções, proporcionando aos estudantes vivenciarem o processo político em plenitude.


Os resultados da eleição, foram emitidos pelos boletins finais das urnas eletrônicas, e foram repassados pelo TRE à Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, executora do projeto, que foi responsável pela divulgação dos eleitos. 



Stella Franco
Luiz Felipe
Kamila Teixeira

Aqui no Dolor tivemos duas candidatas, a Alunas Stella Franco e Kamila Teixeira, ambas do segundo ano e um candidato, Luiz Felipe Oliveira do 1º ano. 
A aluna Stella Franco venceu a  disputa com 54% dos votos, e fará parate do Parlamento. A aluna Kamila e o aluno Luiz Felipe ficaram como suplentes. 

Foram eleitos 24 deputados estudantes e igual número de suplentes para o mandato de um ano. A diplomação deles está marcada para o dia 23 de maio, às 9h, no TRE/MS. A posse será no dia seguinte (24), às 9h, na Assembleia Legislativa.


Antes da diplomação, os deputados estudantes eleitos e os suplentes receberão um treinamento. “Esses meninos vão passar por uma semana de formação, em período integral, sobre o papel do Poder Legislativo, a história de como surgiu o Legislativo e aulas de como se faz um projeto de lei”, explicou a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Maria das Dores Resende Silveira. 

Segundo ela, o projeto apresenta um crescimento importante. “Estamos na terceira edição, iniciamos o projeto com oito deputados estudantes, depois 18 e agora 24. Sentimos que o projeto foi bem acolhido e a parceria com a Secretaria de Educação também foi intensificada”, disse. “É um projeto importante para levar formação política aos jovens”, acrescentou.
 

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Luiz Gonzaga Mendes Marques, avaliou que “a parceria é importante porque vem no sentido de conscientizar o processo democrático”. “O TRE tem participação no sentido de dar o amparo técnico. A parceria continua no próximo ano”, adiantou. 
 
Representando a Secretaria de Estado de Educação, a técnica pedagógica do Ensino Médio Fátima Aparecida de Carvalho contou que 18 escolas públicas e três particulares participaram da seletiva. Todo o processo é acompanhado de perto pela pasta de Educação. “A secretaria é parceira do projeto em todo o processo, desde o período de inscrição dos interessados até o final”, frisou. 


Ela conta que a intenção é que os deputados estudantes sejam multiplicadores do conhecimento adquirido na Assembleia Legislativa. “A orientação é para que levem para a escola tudo o que aprenderem”, ressaltou.
 

O Parlamento Jovem foi criado por uma resolução do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR). Os deputados estudantes participam de sessões e apresentam projetos que podem ser apadrinhados pelos deputados estaduais. 


Confira os momes (em ordem alfabética) dos 24 deputados estudantes eleitos para compor a 3ª edição do Parlamento Jovem:
 

Ana Maria de Araújo Candido (EE. Lúcia Martins Coelho)
Bárbara Costa Vieira (EE. Ulisses Serra)
Bruno Espíndola da Silva (EE. João Carlos Flores)
Camila de Miranda (EE. Amando de Oliveira)
Carlos Henrique dos Santos Justino (EE. Prof. Henrique Cyrillo Corrêa)
Emileny dos Anjos Caldo (EE. Otaviano Gonçalves da Silveira)
Gabriel Alberto Cândia Benites (EE. Arlindo de Andrade Gomes)
Gabriel Porto (Col. Adventista Jd. dos Estados)
Giovanna de Carvalho Corrêa Chaves (Mace)
Guilherme Augustus Santana Corrêa (EE. Clarinda Mendes de Aquino)
Gustavo Alves Rodrigues (Mace)
Igor Lopes Silva (Mace)
Isabela de Paula Nantes (EE. Neyder Suely Costa Vieira)
Jussara Santos Gueiros de Araújo (EE. Manoel Bonifácio Nunes da Cunha)
Larissa Maciel Coelho Lubas (EE. Waldemir Barros da Silva)
Letícia Catellan Dilva (EE. Amélio de Carvalho Baís)
Lucas Grefe Macedo (EE. Hécules Maymone)
Lucas Vinícius Paz Fiorina (CENEC - Oliva Enciso)
Mariana Luise Rotta (EE. Amélio de Carvalho Baís)
Mayara Fernanda dos Santos (EE. Arthur de Vasconcelos)
Sarah Wohnrath Bianchi (EE. Emygdio Campos Widal)
Stella Carolina Carvalho Franco (EE. Dolor Ferreira de Andrade)
Thatyane Christyne Maçal (EE. Prof. Fausta Garcia Bueno)
Victória do Teotônio Vilela (EE. Teotônio Vilela)

Nenhum comentário :

Postar um comentário